• Gonçalo Carvalheda

Por que razão as pessoas gaguejam?


Actualmente, estão em curso diversos projectos de investigação que procuram encontrar uma explicação para o ‘porquê’ das pessoas gaguejarem. Dentro da comunidade científica é geralmente aceite que a gaguez é causada por uma combinação de factores que afectam a forma como o cérebro processa o controlo motor da fala (referentes, por exemplo, a anomalias no sistema motor da fala ou à falta de coordenação sensório-motora e temporal).


Segundo a Stuttering Foundation, “a influência dos factores genéticos na gaguez é esmagadora, estando presente em, pelo menos, 50% dos casos (...) [embora ao nível da] severidade não [tenham qualquer impacto]".


"Uma pessoa que gagueja sabe exactamente o que gostaria de dizer mas tem dificuldade em produzir um fluxo normal de fala. Estas interrupções da fala podem ser acompanhadas por manifestações físicas, como piscar de olhos ou tremores labiais. A gaguez (...) afecta a qualidade de vida e as relações interpessoais de um indivíduo" (NIDCD, 2017) (Butler, 2014). Consequentemente, sem o devido acompanhamento, pode afectar negativamente a comunicação diária e o desejada realização pessoal e profissional.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo