Workshop Gaguez - Kristin Chmela 11 Outubro 2025
sábado, 11/10
|SpeechCare Center
Aplicações Práticas para Crianças em Idade Escolar e Adolescentes: Cuidados Centrados na Pessoa na Avaliação e Intervenção da Gaguez (Curso Ministrado em Inglês)


Horário e local
11/10/2025, 09:30 – 16:30
SpeechCare Center, R. Gen. Firmino Miguel 3 11º, 1600-100 Lisboa, Portugal
Sobre o evento
Título: Aplicações Práticas para Crianças em Idade Escolar e Adolescentes: Cuidados Centrados na Pessoa na Avaliação e Intervenção da Gaguez
(Curso Ministrado em Inglês)
Oradora: Kristin Chmela, M.A., CCC-SLP BCS-SCF
Kristin Chmela, M.A., CCC-SLP BCS-SCF, ISHA Fellow e antiga Presidente do American Board of Stuttering, Cluttering, and Fluency Disorders, trabalha exclusivamente com pessoas que gaguejam há quase 38 anos. É proprietária e presidente do Chmela Communication Center, na área de Chicago, e cofundadora do Camp Shout Out, no Michigan, onde assume o cargo de Diretora dos Programas de Formação e Terapia para crianças e jovens dos 8 aos 18 anos que gaguejam. Kristin é autora principal de dois livros — The School-Age Child Who Stutters: Working Effectively with Attitudes and Emotions e Working with School-Age Children Who Stutter: Basic Principle Problem Solving — e já realizou centenas de workshops em todo o mundo, ensinando terapeutas da fala a aplicar práticas baseadas na evidência na intervenção com crianças que gaguejam. É ainda coprodutora do vídeo gratuito Branch Out: Kids Who Stutter Support Teachers e possui certificações em yoga, mindfulness e cuidados informados pelo trauma. Kristin acredita que todos podem escolher evoluir como comunicadores.
Os participantes do workshop irão aplicar um modelo de cuidados centrados na pessoa através de exemplos de estudos de caso, dando prioridade à pessoa no centro e integrando a evidência científica, a experiência clínica e os desejos de todos os envolvidos. Será dada ênfase aos recursos únicos de cada cliente, às suas forças desenvolvimentais e interesses, bem como a fatores internos e externos relevantes e aos impactos negativos presentes. Os clientes são vistos como parceiros em igualdade neste modelo holístico, que frequentemente requer cuidados coordenados e multidisciplinares. Os participantes irão completar um Goal Planning Vision Board para crianças e adolescentes, desenvolver planos de intervenção e participar em atividades que apoiam estratégias terapêuticas.
Objetivos de Aprendizagem
Após este workshop, os participantes serão capazes de:
Documentar Goal Planning Vision Boards de casos clínicos
Desenvolver planos de intervenção relevantes para diferentes casos
Participar em diversas atividades de aprendizagem experiencial desenhadas para potenciar a eficácia clínica
Data
11 de outubro de 2026
Programa
9:30-9:40 – Boas-vindas e Introdução
9:40-10:00 – Goal Planning Vision Board de Caso
10:00-10:30 – Tendências, Filosofia e Círculo de Princípios de Resolução de Problemas Centrados na Pessoa
10:30-11:00 – Cuidados Centrados na Pessoa: Tipos de Conversa e Competências Nucleares de Comunicação: Revisão e Role Play
11:00-11:15 – Coffe Break
11:15-12:15 – Goal Planning Vision Board de Caso
12:15-13:00 – Elementos Terapêuticos Transversais: Consciência, Aceitação, Ação
13:00-14:00 – Almoço
14:00-14:20 – Foco em Competências de Regulação: consciência da respiração e técnicas
14:20-14:45 – Mindfulness e a Janela de Tolerância
14:45-15:30 – Competências de Sensibilização, Resolução de Problemas e Feedback
15:30-15:45 – Coffe Break
15:45-16:30 – Planeamento de Intervenção e Monitorização de Progressos nos Casos