top of page
  • Rita Carneiro e Gonçalo Leal in SapoLifestyle

Comunicar não é uma opção é uma condição. Dia Europeu da Terapia da Fala


No dia-a-dia somos chamados a intervir em múltiplas situações e fazê-lo de forma adequada torna-se fundamental. Dessa forma, as perturbações da comunicação assumem-se como um «handicap» que interfere directamente com a qualidade de vida das pessoas

Nas crianças, as dificuldades de linguagem assumem consequências muito negativas para o seu desenvolvimento. Sendo normalmente desvalorizadas acabam por se tornar responsáveis por graves dificuldades de aprendizagem, conduzindo ao insucesso escolar.

EM CASOS EXTREMOS, AS DIFICULDADES PODEM CONDUZIR AO ISOLAMENTO

Nos adolescentes/adultos estas perturbações refletem-se sobretudo ao nível da funcionalidade, bem estar e da auto-estima. Provocam muitas vezes sentimentos de desconforto nas situações de interacção social que podem até traduzir-se na dificuldade de ascensão profissional. Outros efeitos comuns são o receio de ser ridicularizado e, em casos extremos, o isolamento.

As dificuldades de comunicação, tantas vezes objecto de «sketches» humorísticos ou até publicitários, não têm piada para quem as sente na pele.

Devem ser combatidas e têm tratamento.

O Terapeuta da Fala é o profissional habilitado para lidar com este tipo de dificuldades. Previne, avalia e intervém nas perturbações da comunicação humana contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população

Gonçalo Leal e Rita Carneiro

In Sapo


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page