top of page
  • Foto do escritorGonçalo Carvalheda

EQUIPA CTG NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS PARA O DIA INTERNACIONAL PARA A CONSCIENCIALIZAÇÃO DA GAGUEZ



A equipa do Centro de Tratamento de Gaguez (cujo projecto internacional assume a marca iStutter Treatment Center - https://istutter.center/) foi aos Emirados Árabes Unidos participar nas celebrações do Dia Internacional para a Consciencialização da Gaguez - 22 de Outubro (conhecido pela sigla em inglês - ISAD), a convite da Stutter UAE, grupo criado em 2013 por Farah Al Qaissieh (https://stutter.ae/about-us/) para ajudar pessoas que gaguejam e as suas famílias.


No dia 22, o Director Clínico, Gonçalo Leal, orador internacional convidado, realizou a apresentação "Tech & Stuttering: What is Going On?", onde abordou os desenvolvimentos tecnológicos mais recentes na área da gaguez, que podem ser de extrema utilidade para Terapeutas da Fala na intervenção com indivíduos que gaguejam e as suas famílias.


Após o workshop, Bernardo Aguiar, responsável por projectos de impacto social e parcerias internacionais, e a terapeuta da fala e coordenadora clínica do CTG, Rita Carneiro, fizeram uma demonstração do projecto de Realidade Virtual "VR Stuttering Prototype" - co-desenvolvido pela iStutter, VideosSensing.studio e Sherlock - e que permite realizar a imersão de pessoas que gaguejam em situações hiper-realistas de interacção social.


No dia 23, em conjunto com a Stutter UAE, Gonçalo Leal e Cátia Catita, realizaram o workshop "Early Intervention : Advanced Methods and Techniques for Preschool Children Who Stutter", para Terapeutas da Fala da região.


Foram dias de networking, trabalho e, sobretudo, de muita partilha de conhecimentos e amizade, com colegas de profissão e pessoas que, como nós, partilham o objectivo de melhorar a vida das pessoas que gaguejam de todas as idades. Em 2022, o iStutter Treatment Center abrirá a sua primeira clínica internacional, em Abi Dhabi, um projecto que muito nos orgulha e sobre o qual daremos mais informações em breve.


Equipa CTG/ iStutter


78 visualizações0 comentário
bottom of page