top of page
  • Foto do escritorGonçalo Carvalheda

Gaguez do Desenvolvimento – Uma Perturbação do Neurodesenvolvimento por Vezes Esquecida


Cátia Catita, Terapeuta da Fala e Investigadora do Centro de Tratamento da Gaguez, apresentou, no X Seminário da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento, no dia 7 de Maio, a comunicação “Gaguez do Desenvolvimento – Uma Perturbação do Neurodesenvolvimento por Vezes Esquecida”.


A apresentação consistiu num estudo de caso de uma paciente de 3 anos e nove meses, que chegou à consulta com alterações da fluência do discurso sentidas há dois meses, tendo sido realizado o diagnóstico de gaguez do desenvolvimento.


A Cátia aconselha pediatras e outros profissionais de saúde a valorizarem sempre as preocupações dos pais/cuidadores no respeitante à fluência. Salienta que, mesmo que uma criança não gagueje durante uma consulta, é muito importante, em todos os casos, o seu reencaminhamento para um profissional de terapia da fala em especializado em fluência, para uma avaliação, caracterização e intervenção, de acordo com as necessidades da criança e da sua família. Tendo em conta a elevada percentagem de casos em que existe comorbilidade com outras perturbações do neurodesenvolvimento, a Cátia salienta a importância uma avaliação multidisciplinar.

389 visualizações0 comentário
bottom of page