top of page
  • Foto do escritorGonçalo Carvalheda

II Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala



De 22 a 26 de Setembro decorrerá o II Congresso Internacional da SPTF. Pode consultar o programa completo e inscrever-se nas páginas oficiais do evento.


Entre os oradores teremos profissionais de excelência, onde se incluem vários membros da equipa SpeechCare e do Centro de Tratamento de Gaguez, assim como estimados colegas e amigos, das áreas científica, académica e clínica.


Trata-se de um evento ímpar no panorama nacional, e de forte alcance internacional, que nenhum Terapeuta da Fala quererá perder. Parabéns SPTF por mais esta iniciativa e os nossos desejos de muito sucesso!


É com muito orgulho que destacamos, abaixo, a participação dos nossos profissionais neste evento (nota: este line-up pode estar sujeito a pequenas alterações).

Na véspera do início oficial do Congresso Internacional, a 22 de Setembro:

  • Entre as 13:00 e as 16:00, no Workshop 5, as especialistas em gaguez, Ana Andrade (Directora do Centro de Tratamento de Gaguez, na Região Norte) e Ana Rita Valente (uma grande amiga, investigadora, e Professora da Universidade de Aveiro, entidade com a qual o CTG tem protocolo de colaboração) abordarão a temática "Diagnóstico Precoce da Gaguez", com moderação de Cátia Catita (Terapeuta da Fala do Centro de Tratamento de Gaguez) e Helena Germano.


O Congresso inicia-se a 23 de Setembro às 8:30:

  • Em primeiro lugar, salientamos a apresentação de abertura oficial do Congresso, "O outro lado do virtual", por parte do Director Clínico da SpeechCare e do Centro de Tratamento de Gaguez, Gonçalo Leal, que contará com a moderação de Sónia Pós de Mina.


  • No período que decorre entre as 14:00 e as 16:15, a Directora do SpeechCare Schools, Nicole Agrela, realizará a apresentação da "Comunicação interpessoal após traumatismo crânio-encefálico: eficácia de um programa de reabilitação" e Ana Andrade, Coordenadora da Região Norte do Centro de Tratamento de Gaguez, apresentará a Comunicação "Validação de Conteúdo de um Instrumento de Avaliação Holística da Gaguez em idade pré-escolar".


Também da autoria de Nicole Agrela, estará exposto o poster "Tradução e adaptação transcultural da Assessment battery for communication (abaco) para a população portuguesa".


  • Ainda no dia 23, entre as 19:00 e as 19:45, Cátia Catita, Terapeuta do Centro de Tratamento de Gaguez, David Guerreiro e Tânia Reis debaterão "Do papel ao digital: ferramentas de construção de materiais", com moderação de Elsa Soares e Sandra Cruz.

No segundo dia do Congresso, a 24 de Setembro:

  • No dia 24 de Setembro, entre as 18:30 e as 19:15 terá lugar a apresentação de Dimitri Kanevsky, intitulada "How speech recognition can help people with non-standard speech", cuja discussão o será moderada pelo Director Clínico da SpeechCare e do Centro de Tratamento de Gaguez, Gonçalo Leal.


No dia 25 de Setembro:

  • Entre as 18:30 e as 19:45, tem lugar a palestra "Unraveling the neural bases of developmental stuttering: neuroimaging investigations of children who stutter", de Soo-Eun Chang, moderada pela Terapeuta do Centro de Tratamento de Gaguez, Cátia Catita.


No último do Congresso, a 26 de Setembro:

  • Entre as 9:00 e as 10:00, na Mesa-redonda 6, será debatida "Voz e Fluência em (inter)ação rumo ao raciocínio clínico", com a participação de Ana Andrade (Directora do Centro de Tratamento de Gaguez da Região Norte), André Araújo, Gabriela Torrejano e Helena Germano sob a moderação de Elsa Soares e Sónia Lima


45 visualizações0 comentário
bottom of page