• bernardocostaaguia

Susana Belo, Terapeuta da Fala do CTG, fala sobre gaguez na RTP2: em que consiste, mitos e terapia



No Dia Internacional para a Sensibilização da Gaguez, 22 de Outubro, Susana Belo, Terapeuta da Fala do nosso Centro, abordou, no Radar XS da RTP2, temas fundamentais relacionados com a gaguez, uma característica do discurso partilhada por 1% da população, ou seja, por cerca de 100 000 portugueses. Susana Belo explicou "o que é a gaguez?", desvendou "mitos e preconceitos associados", demonstrou "o que sentem as crianças [e adultos] que gaguejam" e, muito importante, ajudou-nos a "perceber qual a melhor forma de comunicar com pessoas que gaguejam".

A Susana e o Radar XS fizeram um grande trabalho a todas as pessoas que gaguejam e aos seus amigos, familiares, professores e educadores. Quanto mais desconstruirmos mitos e preconceitos sobre a gaguez, mais ajudamos estas crianças [e adultos] a serem compreendidas e facilitamos a sua comunicação.


Nesta reportagem, descubra, também, a importância da aceitação e perceba como é essencial não tratar este tema como tabu. Neste ponto, a reportagem conta com testemunhos corajosos.

O Radar XS é um telejornal semanal destinado a crianças dos 8 aos 12 anos, que "pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente". Obrigado pelo excelente serviço público prestado.

65 visualizações

© 2017 Centro Tratamento de Gaguez