top of page
  • Foto do escritorCentro Tratamento Gaguez

ROMA - CTGaguez marca presença no ICOS2018


A equipa do CTG esteve representada (Gonçalo Leal, Rita Carneiro, Carlota Leitão e Ana Rita Valente) na 3rd International Conference on Stuttering, em Roma organizada pelo Centro CRC Balbuzie. Foram 3 dias intensos de comunicações com alguns dos melhores investigadores mundiais da área. O CTGaguez apresentou ainda um poster associado à criação e validação de um panfleto para o diagnóstico precoce de crianças que gaguejam (apresentado no Congresso Nacional de Pediatria).

Ficam as reflexões do TF Gonçalo Leal sobre a conferência:

"A chegar ao fim da Conferência (brilhantemente!) organizada pelo CRC Balbuzie. #ICOS2018

Algumas ideias a reter:

- Os avanços nos estudos genéticos (Fox), mas sobretudo nos neurológicos (Chang e Neef) ajudam-nos a compreender (cada vez mais) que a Gaguez é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que se relaciona com fatores internos da criança, como o temperamento, que a poderão potenciar (Eggers).

- Existem milhões de pessoas que gaguejam (Yairi), de diferentes contextos e culturas (Shenker, Lim), com diferentes necessidades e que as abordagens terapêuticas deverão não só contemplar a fala e gaguez (Franken, Kelman, Millard, ) mas também aspectos cognitivos e afectivos (Tomaiuoli , St. Louis, Sisskin, Menzies).

- A tecnologia procura dar um contributo para uma avaliação e tratamento mais efetivo (Amir, Onslow) e que o tratamento será feito em equipa, inclusive com recurso a fármacos (Maguire)

- A lembrança de que fluência não significa sucesso, utilizar o humor como ferramenta para trabalhar uma comunicação plena, genuína, criativa e repleta de autenticidade (Angius)

Fica sobretudo a sensação de que o CTGaguez está no bom caminho, o orgulho de colaborarmos em muitos destes projectos, na procura de melhores resultados para as pessoas que gaguejam e suas famílias.

O sentimento fantástico de pertencer a uma comunidade que se dedica a pessoas, para que possam viver felizes e sem “amarras”

Grazie Roma!"

43 visualizações0 comentário
bottom of page