É com grande orgulho que anunciamos a publicação do nosso artigo de investigação "Validade de Conteúdo e Construto da Escala A-19 de Atitudes Infantis em Português Europeu". Este projeto resulta de um esforço colaborativo realizado com o conceituado Professor e amigo, Barry Guitar.
Este artigo foca-se nos sentimentos e atitudes em relação à comunicação em crianças que gaguejam, um aspeto importante mas muitas vezes negligenciado da gaguez. Pretendemos realçar o papel crucial dos terapeutas da fala na promoção das competências comunicativas de todas as crianças, com ou sem condições diagnosticadas.
O nosso estudo validou a escala A-19 em português europeu, uma ferramenta essencial para avaliar os sentimentos e atitudes de crianças em idade escolar que gaguejam. Realça ainda a importância das avaliações multidimensionais precoces para combater atitudes negativas em relação à comunicação.
A versão final em português do A-19 foi usada num estudo piloto no qual participaram 42 crianças (21 crianças que gaguejam e 21 crianças que não gaguejam) e forneceu informações relevantes sobre como as crianças, tanto as que gaguejam como as que não têm perturbações diagnosticadas, se sentem e pensam sobre a comunicação. No entanto, devemos salientar que este estudo inclui uma amostra de crianças que gaguejam e já estão a frequentar sessões de terapia da fala. Investigações futuras devem considerar amostras maiores e mais diversificadas para fortalecer os resultados.
Os resultados deste estudo podem constituir-se como ferramentas úteis no desenvolvimento de melhores abordagens para o tratamento da gaguez em populações lusófonas e realçar ainda mais o papel dos fatores emocionais, comportamentais e cognitivos na terapia da fala.
O artigo já está disponível para a sua leitura: https://lnkd.in/dgsSVPKT. Esperamos que o encontre tão interessante e informativo quanto nós ao trabalharmos nele!
📖 Autores: Elsa Marta Soares, Ana Rita S. Valente, Gonçalo Leal, Barry Guitar
#Gaguez #TerapiaDaFala #Investigação #Comunicação #DesenvolvimentoInfantil #InvestigaçãoEDesenvolvimento
Comments